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COMO ENFRENTAR A CRISE

FIDELIZAR CLIENTES EM MEIO À CRISE É PRECISO
(Um artigo da jornalista Ana Luiza Marçal)

Em época de fragilidade econômica é preciso ter criatividade e dar sequência às ações de marketing

Começou a crise, a empresa tem baixa no caixa, vende menos, tem início o ciclo da inadimplência e uma das primeiras medidas é o corte das verbas com divulgação do negócio e reforço da marca da empresa. Aí mora o perigo. Mas como investir em divulgação sem dinheiro em caixa?

A resposta para essa pergunta está em ações de longo prazo. Um negócio pequeno, que tem como públicos de interesse apenas consumidores da cidade ou de apenas um bairro, pode dispor de poucos recursos e criar uma rede de relacionamento poderosa.

O cadastro dos clientes é o primeiro passo. Ter um mailing (lista) com nomes, sobrenomes, endereços, números de telefones, data de nascimento e e-mail dos clientes é uma poderosa “carta na manga” para tempos de crise. Como? Enviar cartões de aniversário, promoções, anúncios de novos produtos no seu empreendimento ao e-mail de um cliente é uma forma de criar laços, aproximar o negócio do consumidor e mostrar a ele as novidades da sua empresa. É preciso cuidado, apenas, para fazer essas ações mensalmente ou, no máximo, quinzenalmente.

O segundo passo é estar presente nas redes sociais. Apesar de ser muito discutido atualmente, ainda acho o Facebook uma importante ferramenta gratuita de divulgação e há criativas formas de alimentar sua página, dando informações relevantes sobre mercado, produtos, economia e, claro, mostrando seu negócio, apresentando novos produtos e promoções.

A comunicação por meio de mensagem pelo celular também pode ser interessante, mas é preciso muita atenção para não invadir o espaço das pessoas, criando resistência ao seu negócio.

As boas e velhas promoções devem ser muito divulgadas. Faça um planejamento, anuncie em rádio, TV, jornais, internet. Faça parcerias com outras empresas e divulguem seus produtos em conjunto. Uma modelo pode vestir roupas de uma loja e sapatos de outra. No supermercado, o queijo da sua marca pode ser oferecido para degustação juntamente com uma goiabada de outra empresa. E por aí vai.

Há muitas possibilidades de divulgação do seu negócio, que reforçam a sua marca e, consequentemente, atraem o lucro para sua empresa. O importante é sempre se movimentar, investir em ações de marketing e comunicar com seu público-alvo ou públicos de interesse de forma efetiva.

Luiz David

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