0

HNSC SOB NOVA DIREÇÃO. MILTINHO ASSUME PROVEDORIA SOB O LEMA DE NOSSA BANDEIRA “IN FIDE ET LABORE”

NOVO PROVEDOR  PODE TRAZER PAZ ÀS CORRENTES QUE SEMPRE LUTARAM PELO PODER DENTRO DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 

Não poderia ter sido mais inspirada a primeira entrevista do Provedor da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, entidade mantenedora do Hospital de Pará de Minas. “Prometo muito trabalho, com muita fé em Nosso Senhor e Nossa Senhora da Conceição, conto com a ajuda de todos”. Foi com essas palavras que Nilton Ferreira de Oliveira, o Niltinho,  falou ontem à noite com a imprensa de Pará de Minas, logo após ser eleito Provedor da Irmandade  que mantém o o HNSC. De um universo de 352 eleitores, nada menos do que duzentos e vinte compareceram, sendo que cento e vinte escolheram Niltinho para gerir o HNSC nos próximos três anos.

A eleição de Niltinho da Cabocla*, como ele é conhecido pela população de Pará de Minas, pode significar uma mudança radical na forma de gestão do HNSC. Afinal, quando ele assumir, será o primeiro ocupante do cargo a atuar sob a égide do novo estatuto da instituição, praticamente imposto pelo Ministério Público, com apoio dos poderes constituídos no município e sob aplauso da população. As mudanças introduzidas no estatuto são mesmo relevantes. Pela primeira vez em quase centro e trinta anos de existência, o Hospital Nossa Senhora da Conceição deixará de ter um médico nos cargos de direção.

Miltinho derrotou na eleição o ex-provedor Osvaldo Alves Leite, que ao seu tempo foi de grande importância para a Casa. Com ele na provedoria tiveram inicio as mudanças  que culminaram com a aprovação do novo estatuto.

Osvaldo e Milton são dois estilos diferentes. O primeiro faz o gênero brigão, que pode ir às últimas consequências na defesa de um ponto de vista ou opinião que julga correta. Estabelece normas ou pode adotar algumas que porventura existam, desde que concorde com elas. A partir daí segue em frente cortando reto, quem discordar dele pode ser atropelado se não sair da frente. Médicos e funcionários do HNSC sabem disso. O “jeito Bebé” de administrar surtiu efeito e foi determinante num período em que o Hospital esteve a ponto de fechar as  portas, afundado em dívidas.

Miltinho chega, como ele mesmo disse, pregando fé e trabalho. É adepto do diálogo, não costuma decidir sob pressão, nem influenciado pelas paixões. Que ninguém confunda  esse modo de agir, com qualquer resquício que seja de fraqueza ou pusilanimidade. Não se trata de um  fraco nem covarde. Mas sim de um conhecedor profundo do gênero humano, afinal de contas, décadas de trabalho atrás de um balcão, fez de Miltinho um especialista em gente.

Depois de muitos anos, algumas décadas na verdade, a Provedoria do HNSC volta a ser ocupada por elemento politizado,  mas desvinculado de correntes partidárias, que em suas lutas muitas vezes  causaram danos e levaram a desordem para dentro do nosocômio.  O novo Provedor conhece bem a cidade e seus políticos, tem trânsito livre por todas as alas e partidos e sabe com quem vai lidar. Felizmente ou infelizmente o HNSC sofre, ou se beneficia, depende do ponto de vista,   da influencia político/partidária. Tem sido assim nos quase cento e trinta anos de sua existência. A Casa se beneficia do “fator política” quando os políticos destinam a ela recursos vultosos para a sua manutenção e compra de equipamentos. Mas sofre, quando em troca do serviço prestado, que não são favores, os políticos buscam tirar vantagens, às vezes inconfessáveis,  do Hospital.  Práticas essas que,  aliás, não são exclusivas dos maus políticos, mas também professadas por alguns integrantes do Corpo Clínico da Casa.                                A esperança da população é a de que sob o comando firme de Miltinho, os maus políticos, os maus  profissionais da Saúde, os maus funcionários, os interesseiros em geral, sejam definitivamente deletados da vida do HNSC.

Miltinho chega pregando fé e trabalho e certamente precisará de paz para trabalhar. Pelo seu temperamento não usará o cargo para retaliar nenhum possível desafeto, se é que tem algum. Prática bastante comum nas últimas gestões do Hospital, quando querelas pessoais, políticas e até mesmo comerciais, contribuiram para que o HNSC fosse utilizado como instrumento de vinganças e ataques pessoais. Atitudes ridículas, próprias de pessoas que ainda não perceberam que a humanidade já vive o terceiro milênio, embora para elas o Pará de Minas continue nos tempos do Manoel. O Patafufo.

A população e seus representantes precisam apoiar o novo Provedor do HNSC, para que o Hospital volte a ser a Santa Casa de Misericórdia que foi um dia.  Afinal, para a quase totalidade da população o HNSC continua sendo a última esperança quando a doença bate  à porta.

Boa Sorte ao Provedor Nilton Ferreira de Oliveira, o Miltinho da Cabocla.

* Niltinho da Cabocla – alusão a rede lojas de armarinhos, confecções e brinquedos, de que é proprietário o novo Provedor do HNSC.

 

Como ficou a nova diretoria do HNSC

Diretoria Executiva
Provedor: Nilton Ferreira de Oliveira
Vice-provedor: Nanci Maria Teixeira
Diretor Financeiro: Tarley Souza Vasconcelos
Vice-diretor Financeiro: José Francisco de Oliveira Júnior

Conselho Fiscal
Efetivos:
Eunice Silveira
Maria José Lima de Oliveira
Marli Luiza Ferreira

Suplentes:
Vicente de Paulo Mendonça
Eustáquio Silveira
Alencastro Pereira de Souza

Conselho Superior
André Alves Miranda
André Luiz Dutra
Andréa Rita de Cássia Moreira
Antônio Carlos dos Santos
Inácio Alves Capanema
Jaqueline Rosa de Araújo
José Maurício de Oliveira Baeta
Marcondes Oliveira Ferreira
Mauro Lúcio da Silva Guimarães

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luiz David

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.