5

MINHA LISTA DOS MELHORES DO ANO

Todo ano é a mesma coisa, chega dezembro e começam a aparecer as famosas listas de “Quem é Quem” nisto e naquilo, neste setor ou naquele. Não quero com a minha modesta lista dar pitaco em setores que não acompanhei de perto, por isto tratei logo de limitar as áreas para as quais vou apontar o meu dedo fura-bolo. Neste rol relaciono o esporte de maneira geral, com uma aba aberta para o futebol; rádio, tevê, imprensa escrita, cultura e entretenimento e política. Foi neste universo que passei a maior parte do meu tempo e pude ver quem realmente fez acontecer em Pará de Minas, cada qual no seu quadrado, neste Ano da Graça de 2015. Ao final de cada nome faço um comentário explicando o porque da minha escolha.

Vamos à lista

ESPORTE
“Projeto Geração de Futuro”
Acontece no Clube Atlético Paraminense e tem como público-alvo oitenta crianças e adolescentes, muitos em situação de risco social. Pouca gente sabe do amor e dedicação da professora de educação física Terezinha Santos, para levar adiante esse projeto, que aliás existe há mais de vinte anos. Muda de nome mas o objetivo é sempre o mesmo. Enquanto cumpre sua função social, o Projeto funciona também como um fecundo formador de craques, de futebol e futsal principalmente, mas também de handebol. Quem acompanha de perto sabe disto.

FUTEBOL
Quem foi o grande nome do futebol de Pará de Minas em 2015? Sem dúvida BRUNO SÁVIO, atacante do América Mineiro, uma das jóias formadas pela base do “Coelho”. Depois de muitos anos sem revelar um craque digno de ser chamado assim, surge Bruno Sávio no futebol de Pará de Minas, que começou nas categorias de base do Guarani, Rio Branco, Cruzeirinho, até que foi parar no América de BH. Foi brilhante no campeonato mineiro e na segunda divisão do Brasileiro, foi peça importante sempre usada pelo técnico Givanildo Oliveira. Não temo prever para ele um futuro brilhante, pois é de craques assim como Sávio que o futebol sobrevive. Sávio é um digno representante do futebol-arte na sua mais pura essência.

RÁDIO
Vélber Viana. Jovem ainda, apenas vinte e um anos, mas já formado em jornalismo. Estudioso da profissão que pratica com grande senso ético, que deve ser a grande virtude de quem milita na imprensa. De locutor, passou a diretor da importante Rádio Espacial FM. Carreira meteórica, para usar um jargão futebolístico, passou direto do infantil para o time principal. O que equivale dizer que nem chegou a ser coadjuvante, indo direto exercer papel de protagonista.

TELEVISÃO
Repórter Ramona Ribeiro. É difícil encontrar um(a) repórter que saiba formular perguntas. Ramona Ribeiro sabe. Sóbria, costuma arrancar do entrevistado coisas que ele não queria dizer. Está sempre bem humorada e isto parece contagiar entrevistados e telespectadores e nem vou falar da bonita expressão facial com que foi dotada por Deus.

IMPRENSA ESCRITA
Só quem dirigiu ou trabalhou em jornal de oposição em cidade do interior sabe das agruras que despencam sobre a cabeça da equipe que dele participa. A equipe da extinta “FOLHA DE PARÁ DE MINAS” e eu, sabemos disto. Por isto, aponto o jornal ECPM (Eu Curto Pará de Minas) como o grande destaque da imprensa escrita pará-minense. E formulo votos devida longa ao ECPM e à equipe chefiada pelo Raione Machado.

CULTURA
Aqui neste quesito vou abrir uma aba,para não cometer nenhuma injustiça. Acredito que o ator/diretor Rony Morais foi o um dos principais nomes da cultura de Pará de Minas. O moço não parou de fazer coisas boas um minuto que seja, deste 2015 que se vai. Rony “Incansável” Morais, acho que ele pode acrescentar o seu jeito de ser ao sobrenome.

O outro destaque do universo cultural patafufense é o secretário municipal da pasta, Lu Pereira. Que parece ser elétrico. Não fosse pela insistência dele o teatro Dina Campos não seria inaugurado definitivamente. Nós da terrinha, agora podemos estufar o peito e dizer que a cidade tem, sim, um teatro. E mais importante, abriu o espaço para todos os tipos de manifestações artísticas, o que é importante. A atual geração está sendo formada pisando num palco de verdade, crescendo na arte enfrentando a platéia cara a cara. Coisas boas nascerão disto que atualmente acontece em Pará de Minas. É questão de tempo.

ENTRETENIMENTO
Inauguradas no mesmo dia e vizinhas de rua no bairro Redentor, os empreendimentos BOLA DA VEZ e SINUCATERAPIA surpreenderam a população de Pará de Minas e mudaram os rumos da noite da cidade. E ainda desbravaram uma região praticamente desabitada da urbe. Quem ainda não conhece, ao chegar, às vezes até duvida que tudo aquilo está em Pará de Minas. O resultado da ousadia dos investidores é que desde o primeiro dia as duas casas se mantêm superlotadas.

POLÍTICA
Se não tivesse feito mais nada neste mandato, ou se nada fizer até o final dele, o prefeito ANTONIO JÚLIO já seria merecedor do título de administrador do ano, por ter conseguido solucionar de uma vez por todas o gravíssimo problema hídrico que há anos assolava Pará de Minas. A saída da COPASA e a chegada de uma nova concessionária, só aconteceram graças à firmeza e ao tirocínio com que ele conduziu o processo. A crise hídrica de Pará de Minas estava anunciada há mais de cento e cinquenta anos e veio estourar na mãos da pessoa certa. Nesta geração, não há outro político com bagagem suficiente para resolver a questão de maneira definitiva. Tanto que nenhum deles sequer tentou. E Antônio Júlio ainda em 2015 foi alçado ao cargo de Presidente da Associação Mineira de Municípios, fato que os adversários dele analisaram com desdém. De função quase meramente decorativa, AJ transformou a presidência da AMM em voz importante e sempre ouvida nos mais altos escalões da república, principalmente nesses tempos conturbados que a Nação atravessa.

Esta é minha lista de destaques do ano de 2015, nas áreas mencionadas.

Luiz David

5 Comments

  1. Obrigado pelo carinho com nosso trabalho. Procuramos a cada dia fazer algo que fará diferença na vida de crianças e adolescente. Nos preocupamos em levar Arte aos quatro cantos da cidade pois, acreditamos que ela seja transformadora. Um abraço!

  2. Luiz, é muito bom destacar o que foi bom na cidade até para incentivar aqueles que trabalham com profissionalismo e com amor ao que fazem. O teatro foi uma grande conquista.
    Permita-me, porém, ressaltar que, na área da Cultura, faltou a citação a Ana Campos que, pelo que posso observar,. vem fazendo um ótimo trabalho no museu.

  3. Obrigada pelo reconhecimento, porém tenho que lhe dizer que fizemos um trabalho em conjunto e Alina, Rafael, Renê, Edilberto, Solange, Clarice, Anjinho, Luciane , Célia, Gabi, Kleber e Samuel, foram peças importantes nesta nossa trajetória de sucesso…Fiquei muito feliz de estar na sua lista…

  4. Luiz David…realmente o Geração do Futuro é um Projeto Excepcional comandado por esta incansável lutadora Terezinha Santos.Este ano ,atendendo o convite dela como simples incentivador da Confraternização de fim de Ano,em que ela reúne os Alunos e os Pais,fiquei impressionado pelo Carinho com que ela é tratada por todos , em respeito ao seu Trabalho !
    Fiquei muito satisfeito em participar e espero no próximo ano poder contribuir mais com este Projeto ! PARABÉNS TEREZINHA ! PAZ E SAÚDE ! GRANDE ABRAÇO !!!

  5. Luiz “Deivid” na cultura vale a pena lembrar também o nome de Isabel Faria do Iluminart que fez diferença nas peças teatrais da cidade,e região. No mais concordo com sua lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.