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OUTRO ARTIGO DA JORNALISTA ANA LUISA MARÇAL

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ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE SUCESSO
Ana Luísa Marçal
Jornalista, especialista em marketing e comunicação corporativa

A eficácia de uma campanha de marketing empresarial depende da eficiência nos processos de comunicação interna

Uma pesquisa do SocialBase aponta, pelos números, o que os consultores de comunicação e marketing vivenciam na prática. De acordo com a sondagem, 63% das empresas não contam com ferramentas nem práticas de endomarketing (estratégias de marketing para o ambiente interno das corporações). Os dirigentes de empresas e entidades fazem planos de negócios vultosos para investimento em campanhas de marketing, mas não investem em comunicação interna. O ditado popular diz: “o boca a boca” é a melhor divulgação para um negócio. Traduzindo ao ambiente empresarial, funcionários, associados, cooperados, clientes e fornecedores satisfeitos são os melhores canais de divulgação para uma empresa ou entidade.

Uma empresa/entidade pode ter funcionários, diretores, associados, cooperados, fornecedores e consultores como grupos formados pelo público interno, ou melhor, o cliente interno. Alguns autores fazem até subdivisões desse público, mas não cabe essa discussão aqui. Somente após serem alinhados e testados os canais de comunicação interna e as estratégias de endomarketing é que se deve partir para o planejamento de marketing e o plano de comunicação externa.

Na pesquisa do SocialBase consta que apenas 9% das empresas usam news, 6% têm intranet e em 30% as informações chegam aos funcionários com ruído. Isso quer dizer que as informações institucionais, projetos, normas e notícias de produtos e serviços da empresa/entidade chegam ao público interno de forma truncada. O reflexo é desastroso. Afinal, é extremamente prejudicial à imagem da corporação quando um colaborador fica sabendo de notícias institucionais por meio de propaganda na TV. Isso é muito comum, pois a diretoria se esquece do ambiente interno, mas gasta “rios de dinheiro” com publicidade.

Existem muitas formas de trabalharmos o endomarketing e a comunicação interna. Não é preciso ter alta verba disponível, pois os consultores de comunicação e marketing conseguem fazer brilhantes projetos com o capital que tiverem disponível em caixa.

O mais importante é que, além de apostar nessas estratégias, a diretoria esteja ciente de que a transparência entre administração e cliente interno é fundamental para o sucesso da comunicação interna. Para isso, é indispensável haver reuniões entre líderes e equipes e a presença de membros da diretoria nos eventos internos.

Para garantir o sucesso dos trabalhos, procure um especialista. Ele saberá indicar as ferramentas adequadas e a melhor forma de fazer a gestão do orçamento disponível.

Ana Luísa Marçal
Jornalista, especialista em marketing e comunicação corporativa

Luiz David

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