0

DESABAFO DE UM PATAFUFENSE APAIXONADO POR SUA CIDADE

DESABAFO DE UM PATAFUFENSE APAIXONADO POR SUA CIDADE

Sobre a cracolândia na Avenida Matias Lobato, a menos de 150 metros da Rua Benedito Valadares, um comentário precisa ser feito.
Pará de Minas é uma cidade de porte médio, com quase cem mil habitantes; uma metrópole regional, com muitos outros municípios menores que gravitam em torno dela. Mas, Pará de Minas ainda não concede ao seu povo a maioria das comodidades que outras metrópoles maiores oferecem aos seus cidadãos.
Em contra-partida, todas, eu escrevi TODAS as mazelas das grandes cidades estão presentes em Pará de Minas.
Não é coisa de hoje, obviamente vem de outras administrações anteriores. Mas a sensação de que está piorando é latente.

Sinto que tem muita gente conversando e poucas pessoas agindo prá valer. Sempre fui de opinião que a cidade precisa crescer economicamente e não demograficamente.

Não devemos comemorar os 100 mil habitantes, ou 150 mil, aliás, continuo acreditando que nenhuma cidade deveria ultrapassar esta marca dos cem mil moradores.Para quê? Se o que importa é cuidar bem dos que já estão aqui, com boa educação pública, transportes público, saúde decente, emprego para todos, cidade limpa (o bairro São Francisco que já foi paradigma neste quesito, está um horror, com as ruas tomadas pelo mato), segurança, inclusive na zona rural, projetos de lazer e esportivos.

E, um dia, já fomos ufanistas. Os pará-minenses tinham orgulho de sê-lo e gritavam isto pelo Brasil afora. Estamos perdendo a nossa auto-estima coletiva, começando a ter vergonha de nossa terra.

Aquela ideia de que está ruim prá todo lado não se justifica.
É preciso reagir. fazer diferente, não é vergonha copiar boas idéias, já que elas estão faltando entre nós.
Pará de Minas já foi vanguardista em muitos setores de atividade ao longo de seus quase 160 anos. Precisamos retomar esta posição.

Pronto. Escrevi.

Luiz David

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.