0

APLICATIVO FACILITA GERENCIAMENTO DE BENS PÚBLICOS EM CIDADES

Estamos Assim compartilha texto de Luiz Nassif

citysysJornal GGN – Aplicativos em que os próprios usuários podem contribuir com o mobiliário urbano e na preservação de bens públicos não são exatamente uma novidade, mas uma startup do Rio Grande do Sul inovou ao criar uma versão integrada ao próprio poder público, indo além, portanto, de uma ferramente de consulta. A ferramenta, chamado Citysys abrevia e agiliza a comunicação entre população, departamentos, secretarias e a gestão municipal como um todo.

A ferramenta foi desenvolvida pela startup Inventsys, que implantou o aplicativo em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. “Estamos oferecendo aos gestores públicos uma ferramenta que responde à altura ao processo de gestão colaborativa dos municípios, a chamada cidadania fiscal. O Citysys equipa o poder público para tornar mais eficiente esta força colaborativa, ligando a vontade de ajudar com a capacidade de resolver”, aponta Mário Verdi, diretor geral da Inventsys.

A integração do sistema com a gestão pública permite que o inventário de bens e o registro de ocorrências nestes bens com a máquina operacional seja totalmente interligado. Assim, o aplicativo opera com um painel web em nuvem e um aplicativo instalado num smartphone, projetados para possibilitar o rápido cadastramento de todos os bens públicos da cidade, de forma categorizada, geolocalizada, com foto, data, hora e dados específicos de cada item de inventário.

Com a ferramenta, os usuários podem acompanhar e fiscalizar obras e do estado de conservação dos bens públicos, como paradas de ônibus, sinalização de trânsito, monumentos e iluminação pública. Em São Bernardo do Campo, o sistema é utilizado pela secretaria de transportes da cidade e facilitou o cadastramento, fiscalização e gerenciamento de toda a sinalização de trânsito da cidade, como placas e sinaleiras, com mais de 100 mil itens sendo inventariados.

“Os gestores não sabem, por exemplo, quantas placas de trânsito a cidade possui, quantas paradas de ônibus, sinaleiras, prédios públicos, muito menos a condição detalhada de cada um desses itens. O Citysys proporciona essa visão da cidade, de forma rápida, ágil e integrada. Além disso, o app é uma ferramenta de gestão operacional da cidade, pois a demanda cadastrada pelo Citysys cai direto na fila de execução da secretaria competente. A demanda é protocolada virtualmente sem ter que ligar e oficiar, perdendo tempo com a burocracia”, destaca Mário Verdi, um dos criadores da empresa.

Luiz David

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.