1

SIM, TEREMOS COPA. A MAIOR DE TODAS

PLENÁRIO AGITADO

A próxima reunião da Câmara Municipal na próxima terça-feira, 22,  promete ser agitada. Oito dias depois da apresentação pelo prefeito AJ, do Plano Municipal de Saneamento  Básico, os vereadores já terão tido tempo suficiente para tomar conhecimento do mesmo. Então, saberemos  quais parlamentares querem de fato a solução do gravíssimo problema da escassez de água na cidade e quais querem apenas jogar para a platéia.  Já na semana seguinte deverá acontecer a audiência pública para discutir o tema. Com a apresentação do PMSB o prefeito Antonio Júlio consolida sua posição de condutor do processo, mas deixando claro sua intenção de ouvir a população através da entidades que a representam.

COPASA, ADEUS

As chuvas que vêm caindo de forma até surpreendente nesse mês de abril, contribuiram para aliviar um pouco a população, diante do drama do racionamento de água. Com a chegada definitiva do período seco, que costuma estender-se até meados de setembro, as perspectivas não são boas. Até lá, à Copasa caberá apenas a tarefa de controlar o fluxo cada vez menor da água, dividindo democraticamente o minguado manancial. Como a empresa é proibida de participar de licitações e diante do firme propósito do prefeito de colocar os serviços em concorrência, a Copasa pode estar vivendo seus últimos tempos na cidade. Quando se for, não deixará saudades nos corações paraminenses. Alguns dirão até que já vai tarde. Escrevo isto com pesar, pois fui um dos treze vereadores que votaram em 1979, pela entrega dos serviços à empresa, confiantes na prestação de um serviço de excelencia, mas que na verdade sempre foi meia-boca. A Copasa em Pará de Minas agiu de forma negligente, sem visão de futuro. Até as pedras  das ruas sabiam que sem um reservatório o fim  seria como está sendo: dramático. Enquanto as chuvas foram razoavelmente abundantes não houveram problemas, mas bastaram dois anos de chuvas escassas para que toda a pobreza do sistema viesse literalmente à tona.  Não culpo nenhum funcionário da empresa em Pará de Minas. São todos subalternos e cumpridores de ordens emanadas de escalões superiores. Conheço e sou amigo de muitos deles, sei que estão passando por esse constrangimento de prestarem um serviço tão ruim, com viés de piora. A realidade é que a empresa desde que teve seu capital aberto na Bolsa de Valores, passou a visar apenas o lucro de seus acionistas e não mais a satisfação dos seus consumidores.

GABO

#Sentindo-me triste com a morte do escritor Gabriel Garcia Marques, por acaso nascido na na Colômbia. O RG dele devia trazer: nacionalidade latino-americana, de qualquer país ou cidade. De Punta Arenas a Tijuana. A inesquecível Macondo está incrustada em qualquer lugar da América Latina. Do mais recôndito povoado até a mais fervilhante metrópole. Que descanse em paz.

SIM, VAMOS TER COPA. A MAIOR DE TODAS

Os estádios estão prontos, o escrete se não é o dos sonhos está quase escalado, a torcida está empolgada e os turistas virão aos milhares. O comércio já está faturando alto nos mais diversos segmentos ligados ao futebol tais como material esportivo, brindes, tevês a cabo, bebidas, etc. Claro que teremos  manifestações de rua durante o evento, tudo muito normal, afinal, as atenções do planeta estarão voltadas para o nosso país. Como o governo já garantiu que dará garantia e segurança aos manifestantes pacíficos, independentemente da pauta apresentada, esperamos todos que os baderneiros fiquem em casa, ou que se tentarem repetir os atos de vandalismo de junho passado, que sejam reprimidos exemplarmente.

Aliás, manifestantes mascarados porquê? Minha geração esteve nas ruas em 1968; 1982; 1985; 1989; 1992; sempre de cara limpa. O que querem esconder afinal? Não pode ser apenas a cara. Quem sabe, os objetivos é que são inconfessáveis?

Luiz David

One Comment

  1. Mascarados ! Aplique-se a constituição. Anarquia consetida : muito se ouviu de políticos e governantes sobre a necessidade de se tomar alguma providência, a fim de inibir não as manifestações, mas sim os infiltrados, na maioria covardes escondidos atrás de máscaras ou outros meios para não serem identificados, com o único objetivo de anarquizar os eventos, promovendo destruição de bens públicos e privados, impunemente. Ora, basta aplicar a constituição Federal – É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Enquanto isso, na Suprema Corte brasileira,que, comparando, vinha fazendo uma patriótica manifestação pacífica, condenando autores de corrupções a penas exemplares,foi surpreendida com a chegada de dois novos membros(manifestantes) que se transformaram em verdadeiros Black Blocs e resolveram estragar aquela festa democrática.Isso vai continuar acontecendo, enquanto os ministros tiverem suas indicações feitas por quem pode vir a ser alvo de seus julgamentos. Quanto ao FUTEBOL, responsabilidades distintas, podemos aplicar a Boa Nova: A César o que é de César e ao torcedor o que é do torcedor. Feliz COPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.